O Quarto do Menino

"No meu quarto que eu lia, escrevia, desenhava, pintava, imaginava mil projetos, criava outros mil objetos... Por isso, recebi o apelido de 'Menino do Quarto', título que adotei como pseudônimo e hoje, compartilho neste 'Quarto Virtual do Menino', o que normalmente ainda é gerado em meu próprio quarto". Bem, esse início já é passado; o 'menino' se casou (set/2008); há agora dois quartos, o do casal e o da bagunça... Assim, diretamente do quarto da bagunça, entrem e fiquem a vontade! Sobre a imagem de fundo: A primeira é uma reprodução do quadro "O Quarto" de Vicent Van Gogh; a segunda, é uma releitura que encontrei no site http://www.computerarts.com.br/index.php?cat_id=369. Esta longe de ser o MEU quarto da bagunça, mas em 2007, há um post em que cito o quadro de Van Gogh. Como disse, nada mais propício!!!... Passaram-se mais alguns anos, e o quarto da bagunça, já não é mais da bagunça... é o Quarto do Lorenzo, nosso primogênito, que nasceu em dezembro de 2010!

quarta-feira, agosto 02, 2006

Toda casa tem seus segredos

A casa de uma grande amiga foi para mim, em nove dias de férias, um abrigo aconchegante neste mês que se finda. Há 450 KM longe da minha cidade natal. Pois então vou contar três segredos – os três mais perceptíveis, que a casa desta amiga me apresentou:

1- Para tomar banho, o chuveiro precisa estar desligado (no frio); após aberto, muda-se a chave para o quente. Nestes dias era preciso água bem quente, “afinal, não podemos nos esquecer que estamos no mês de julho” – eu dizia. Antes de fechar, era preciso mudar a chave do chuveiro para o estado inicial, ou seja, para o frio. “Abre no frio, muda para o quente; depois muda para o frio sem fechar”.

“E se eu me esquecer desta ordem, o que acontece?” – perguntei para sondar a importância de memorizar a ordem lógica da seqüência liga-delisga; “A resistência continua a esquentar, mesmo com o chuveiro fechado, até explodir” – ela respondeu. Um ritual diário. Um banho metódico. Abre no frio, muda para o quente – frio novamente, fecha o chuveiro.

O 2º e 3º segredos dizem respeito a chaves e fechaduras. Básico: qualquer casa que tem segredos, chaves e fechaduras fazem parte deles. O portão da frente só pode ser fechado e aberto pelo lado de dentro. Se estiver do lado de fora, coloca-se a mão do lado de dentro, roda a chave para o lado conveniente – direito para trancar, esquerdo para abrir. Metódico também.

Não perguntei o que aconteceria se tentasse abrir (ou fechar) o portão do lado de fora. Quebrar a chave, a fechadura? Ou simplesmente, não abrir (ou fechar) o portão. Explodir não explodiria, com certeza (pelo menos, acho que não).

O 3º segredo é o cadeado da lavanderia. Não poderia ser fechado, pois a chave estava em lugar não-sabido. Um dia, saímos logo pela manhã e sem pensar, minha amiga fechou o cadeado. A tarde, sua irmã queria estender a roupa que estava na máquina e não podia entrar.

Tentamos todos, eu, a amiga, a irmã da amiga e outro amigo da amiga, arrombar o cadeado. Até quebrei um pequeno martelo na tentativa, mas o amigo da amiga conseguiu abrir. Ufa! Roupa estendida no varal.

Passar por esta experiência, vivenciar nove dias em outra residência, com outra rotina, fez-me pensar sobre os segredos da minha própria casa. Pareciam não existir, mas na verdade eles estão arraigados nesta rotina, comumente realizada... Difícil nomear os segredos da minha própria casa agora, mas eles existem.

Quais são os segredos da sua casa, hã?

André Coneglian

Um comentário:

Anônimo disse...

HAHAHA.... Entre gargalhadas...
Amigo, realmente este texto é digno de ser copiado, salvo e impresso pq está divinamente escrito.
Como temos segredos em nossas casas e o quanto eles revelam como somos e o que somos.
André, minhas congratulações por se expressar tão lindamente.
Parabens! Eu amei o texto.