O Quarto do Menino

"No meu quarto que eu lia, escrevia, desenhava, pintava, imaginava mil projetos, criava outros mil objetos... Por isso, recebi o apelido de 'Menino do Quarto', título que adotei como pseudônimo e hoje, compartilho neste 'Quarto Virtual do Menino', o que normalmente ainda é gerado em meu próprio quarto". Bem, esse início já é passado; o 'menino' se casou (set/2008); há agora dois quartos, o do casal e o da bagunça... Assim, diretamente do quarto da bagunça, entrem e fiquem a vontade! Sobre a imagem de fundo: A primeira é uma reprodução do quadro "O Quarto" de Vicent Van Gogh; a segunda, é uma releitura que encontrei no site http://www.computerarts.com.br/index.php?cat_id=369. Esta longe de ser o MEU quarto da bagunça, mas em 2007, há um post em que cito o quadro de Van Gogh. Como disse, nada mais propício!!!... Passaram-se mais alguns anos, e o quarto da bagunça, já não é mais da bagunça... é o Quarto do Lorenzo, nosso primogênito, que nasceu em dezembro de 2010!

quarta-feira, agosto 02, 2006

De Marília só sai coisa boa!


De Marília só sai coisa boa! Como bom mariliense, este bordão faz parte do meu discurso quando na presença de amigos e conhecidos de outras localidades quando faço referências às tais coisas boas (no plural mesmo); ou quando estou em outra localidade, como estive recentemente na capital do Estado.

Marília está localizada há 443 Km da capital paulista, mais precisamente no centro-oeste paulista; emancipada em 04 de abril de 1929, cujo nome foi inspirado na obra “Marília de Dirceu” de Tomás Antônio Gonzaga.

Sou mariliense desde 15 de janeiro de 1981; morei fora da cidade por um ano apenas, quando bebê; meus pais moraram por este período no interior do estado do Paraná, experiência, aliás, nada agradável de ser lembrada por eles; recém-casados, com um bebê, tiveram a casa toda roubada.

Marília, por comportar três universidades e uma faculdade de medicina, recebe anualmente muitos estudantes de praticamente todas as regiões brasileiras. Como me graduei em uma dessas universidades, tive contato com muitos desses estudantes e acompanhei a dificuldade de adaptação que enfrentam.

- E você, de onde é?

- Sou mariliense, nascido e crescido aqui (e bem crescido - 1,89m)! – respondia.

Pois então, vou listar as coisas boas e porque não, excelentes que saem de Marília, ou seja, nascem aqui e se expandem, ganham visibilidade, notoriedade.

O Banco Brasileiro de Desconto, mais conhecido como BRADESCO, teve a sua agência 01 em terras marilienses, algum tempo depois transferiu a agência para Osasco; na Avenida Sampaio Vidal de Marília temos a agência 02 agora!

A TAM, antes de ser a Transportes Aéreos do Mercosul, significou originalmente Transportes Aéreos de Marília.

A Marilan Alimentos S/A, que hoje é a 3ª empresa no Ramo Alimentício Nacional, começou humildemente como uma pequena padaria, e ainda, orgulhosamente mantém seu moderno pólo industrial na cidade – diga-se de passagem, a 15 minutos a pé da minha residência.

A Sassazaki Portas e Janelas também nasceu e cresceu aqui em Marília. Ainda me lembro, quando menino, dois tios maternos eram funcionários quando a fábrica ainda estava instalada próxima ao Terminal Urbano da cidade. Hoje ela está localizada na Avenida Eugênio Coneglian – ascendente da minha família paterna.

A máquina fotográfica de 360º foi inventada em Marília. Seu inventor, o fotógrafo Sebastião Carvalho Leme, como descobri recentemente, não é mariliense e atualmente reside em São Paulo. “Não importa – retruquei – a máquina foi inventada aqui!”.

Listei estas empresas e nomes clássicos quando estive em São Paulo, onde fui muito bem recebido por minha amiga Débora e sua irmã, Gislene. Um dia, a televisão noticia o julgamento de Susane fulana de tal e dos irmãozinhos – fato repugnante, necessário ser dito – mas, o promotor do caso, Nadir de Campos Júnior é de Marília. Conheço a irmã dele; o sobrinho estudou na escolinha onde fui estagiário.

- Ele é de Marília! – gritei para a Gislene.

- Ah não! Quer dizer agora que todo mundo é de Marília. – respondeu ela.

- Mas é verdade, o que posso fazer!

Bem, a modéstia me segura a não dizer o óbvio: André Coneglian é de Marília também, hehehehe! Brincadeiras à parte – e mesmo que eu seja adepto à teoria de que “toda brincadeira tem um fundo de verdade” – não me julgo à altura para merecer qualquer menção em lista de cacife tão elevado.

Marília tem seu lado podre também e como tem! Falo de politiqueiros, baderneiros e outras pessoas, que ficam conhecidas por ações escusas, reprováveis e abomináveis. Como não edificaria em nada citar nomes e/ou situações deste lado negro, encerro meu patriotismo local por aqui.

Ah, Marília está na TV Tem, também! – apesar de não me simpatizar com tal emissora local da Rede Globo.
Obs.: Estes são alguns links interessantes relacionados à história da cidade e empresas citadas acima. Visitem, principalmente a página oficial da prefeitura da cidade no link sobre a História e Curiosidades.

Site da Prefeitura <http://www.marilia.sp.gov.br/prefeitura/index.html>
Site da Marilan Alimentos S/A <http://www.marilan.com/frontend-marilan/html/institucional/IN_historia.asp?nivel1=1#Top>
História do BRADESCO pela Wikipédia <http://pt.wikipedia.org/wiki/Bradesco>
História da TAM pela Wikipédia <http://pt.wikipedia.org/wiki/TAM_Linhas_Aéreas>

Site da Sasazaki <http://www.sasazaki.com.br/empresa.html>

Inventor da Máquina 360º <http://www.fotoemfoco.art.br/historia.htm>

As fotos estão no site da Yes Marília. Visitem também: http://www.yesmarilia.com.br/index2.php?pag=principal


André Coneglian

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá André,
Olha só mais um dado legal para sua listinha: segundo a Wilza (bibliotecária da Câmara de Marília) a música "Marília: mulher e cidade" foi composta pelo Alceu Valença num dos bancos daquela Praça na Sampaio Vidal em frente a Câmara...ele fez em homenagem a cidade de Marília e a esposa dele que tb se chama Marília.
Quanto a parte da TV TEM...não gostei muito do seu comentário...risos...mas, respeito a sua visão...: )
Gostei do Post!!!
Beijinhos,
Charlene

Anônimo disse...

Ah, lembrei de outra coisa legal:
Naquela novela dos italianos, que não me lembro o nome pq foram muitas, o Benedito Rui Barbosa sempre colocava na fala dos personagens que Marília era a Terra das oportunidades...que as pessoas deveriam ir plantar café em Marília pq se dariam bem na vida...

E tem tb o incendiário de Marília, lembra??? risos
ficou super famoso no Brasil inteiro ao colocar fogo em carros velhos...risos...
Beijos,
Charlene

Anônimo disse...

Risos... A tua modestia foi enterrada a 21 m de profundidade, meu caro amigo André! Está certo que vc precisava defender sua pátria mariliense, mas foi a fundo mesmo.
Parabens! Texto muito bem escrito, com base cientifica e provas reais destas informações. (Eu entrei nos sites para verificar a veracidade das informações. rs...)
Amei!!! Ainda mais que participei de toda esta formentação de idéias.