Pois bem, uma revista de circulação nacional, da área da educação, promoveu um concurso para a criação de uma frase (com até 200 caracteres), respondendo à pergunta: "Que língua é essa, que falamos e escrevemos no Brasil?"; empolguei-me com a possibilidade de poder ser premiado com o prêmio (um livro, também referente à questão da língua - o que me fascina demais). Pus-me a escrever e escrever... e 200 caracteres foram poucos para tantas palavras.
A frase com a qual estou concorrendo - ainda não fui comunicado se ganhei ou não o livro; seriam contempladas as 10 melhores frases! - é esta: "Falamos e escrevemos a língua que conecta o nosso interior com todo o exterior, que dá vida às idéias, que se entende na diversidade; o Português adornado de brasileirismo, velho e novo, reinventado dia-a-dia". Depois de enxugar e enxugar um texto enorme. A seguir, o que sobrou do texto enorme, uma versão mais condensada dele. Decidi incluir alguns links, para os mais curiosos - como eu - sobre assuntos pertinentes ao texto. Boa leitura!
O Brasil é MULTI: racial e cultural; lingüisticamente, nem se fala (ou se escreve)! O Português é a língua oficial, porém adornado de um brasileirismo, que o torna distinto do Português falado e escrito do Português de Portugal, Angola, Moçambique...
O Português do Brasil é “vários”; constituímo-nos “muitos” e um “só” povo. Incorporamos elementos semânticos e pragmáticos, até morfêmicos e fonéticos do tupi guarani, dos dialetos africanos, francês, inglês... “Abrasileiramos”, reinventando assim nossa(s) língua(s) portuguesa(s).
O que dizer do Português codificado no Sistema Braille? Dedos leitores e usuários do Português! BRASILEIROS que não ouvem a língua portuguesa falam a Língua Brasileira de Sinais, distinta da Língua Gestual Portuguesa, falada pelos surdos de Portugal. E quantos dialetos e línguas distintas temos entre as tribos indígenas brasileiras? Já descobertas, há serem estudadas...
Até os cães parecem latir e os gatos miarem em Português, aliás, toda nossa fauna possui uma sonoridade muito peculiar! O que dizer do BEM-TE-VI? Como cantam na América do Norte? Well-see-you?!
Falamos e escrevemos no Brasil a língua que conecta o nosso interior com o nosso exterior, que dá vida às idéias, que se entende na diversidade. Pluri-bacana! TRI-LEGAL!
Obs.: Leiam a Crônica de Cecília Meireles sobre o modo de falar dos Bem-te-vis, é muito legal:
Nenhum comentário:
Postar um comentário