O Quarto do Menino

"No meu quarto que eu lia, escrevia, desenhava, pintava, imaginava mil projetos, criava outros mil objetos... Por isso, recebi o apelido de 'Menino do Quarto', título que adotei como pseudônimo e hoje, compartilho neste 'Quarto Virtual do Menino', o que normalmente ainda é gerado em meu próprio quarto". Bem, esse início já é passado; o 'menino' se casou (set/2008); há agora dois quartos, o do casal e o da bagunça... Assim, diretamente do quarto da bagunça, entrem e fiquem a vontade! Sobre a imagem de fundo: A primeira é uma reprodução do quadro "O Quarto" de Vicent Van Gogh; a segunda, é uma releitura que encontrei no site http://www.computerarts.com.br/index.php?cat_id=369. Esta longe de ser o MEU quarto da bagunça, mas em 2007, há um post em que cito o quadro de Van Gogh. Como disse, nada mais propício!!!... Passaram-se mais alguns anos, e o quarto da bagunça, já não é mais da bagunça... é o Quarto do Lorenzo, nosso primogênito, que nasceu em dezembro de 2010!

quarta-feira, dezembro 31, 2025

XXXI-XII-MMXXV MAIS UM ÚLTIMO DIA DE ANO

 Dois mil e vinte e cinco foi um ano e tanto. Não digo isso num sentido bom. Foram muitos desafios, mudanças, adoecimentos. Claro que houve algumas conquistas, minhas e das pessoas que amo. Todavia, a vida real é assim: cheia de contradições! O que me faz sempre recordar os versos de Manuel Bandeira: "A vida assim nos afeiçoa,/ Prende. Antes fosse toda fel!/ Que ao se mostrar às vezes boa,/ Ela requinta em ser cruel…".

Se a vida fosse toda fel, toda uma merda, por fim acabar com ela seria um favor. Pois bem. O exercício de escrita neste 31 de dezembro de 2025, farei uma retrospectiva, mês a mês, buscando retratar os fatos mais marcantes, com fel e com mel.

Janeiro: de férias/recesso, completei 44 anos de idade, ganhei a Cecília Meireles em formato amigurumi, do Lorenzo. Benjamin fez um desenho lindo de Cecília e escreveu um poema dela junto ao desenho. Tinha concluído em dezembro o contrato de dois anos letivos como PSS com o governo do Paraná. O período da manhã, a partir de então, um novo desafio: professor de apoio de uma aluna autista, do 5º Ano. Fiz aula experimental de patins quadri - claro que caí, levei um baita tombo. Eu gostaria de não ter medo de me machucar e sentir a mesma liberdade que vejo em Benjamin quando está de patins. Paula levou um baita tombo e quebrou o cocs. Como Lorenzo passou no vestibular da UEL, para Ciência da Computação, o segundo curso mais concorrido, depois de Medicina, com a repercussão na mídia - jornais e sites de notícias, o reitor da UniFil entrou em contato com Paula e agendou dia e horário, para Lorenzo conhecer o curso de Ciência da Computação da instituição, com bolsa de 100%.

André de patins, aula experimental 12/01



15/01, comemorando meus 4 x 11 anos

Fevereiro: nos primeiros dias com Rebeka, minha aluna do 5º Ano, descobri o amor dela por Hilda, personagem principal de uma animação premiada, disponível na Netflix, a qual está em minha tela de celular e fundo de whatsapp até hoje e ficará por muito tempo. Rebeka tem hiperfoco em cachorro (de pelúcia e deseja ter um de verdade), outros bichos de pelúcia e animações, desenhos, séries, filmes. "Casa Coruja" é outra fixação dela. Utilizei como estratégia em nossas interações. Desenhei bastante o tempo que fiquei com ela até outubro. Ensinei-a usar editor de imagens e vídeos. Tornou-se outra obsessão dela, tudo com meu celular pessoal. Lorenzo iniciou o primeiro ano de graduação, em Ciência da Computação, na UniFil. aos 14 anos (dia 10). Levei e busquei na instituição 98% dos dias. Fiz inscrição para o concurso público da Prefeitura de Cambé-PR, cidade vizinha a Londrina, no último dia de inscrição.

Rebeka e seu inseparável Bolt


Lorenzo no primeiro dia de aula na UniFil


Hilda virou uma obsessão minha também

Fundo de tela e do whatsapp no meu celular


Março: dia 9 foi o domingo de prova, do concurso de Cambé. Eu não tinha estudado. Li, no dia anterior um resumo sobre a Pedagogia Crítica, base da rede de educação lá. Não estava fácil, mas não estava difícil. No dia seguinte, 10, iniciou o reforço escolar dos alunos dos 5ºs Anos (A e B), com foco na Prova Brasil (SAEB). Professora Cláudia e eu, ficamos responsáveis pelas turmas. Dia 28 saiu a convocação do concurso para Auxiliar de Enfermagem, que Paula prestou no final do primeiro semestre de 2024. Eram 39 vagas no edital, ela ficou em 138, com as vagas direcionadas para as cotas, passou para 142. Entretanto, para assumir, precisava concluir o terceiro semestre de quatro (do curso Técnico em Enfermagem, do Colégio de Aplicação da UEL).

Retorno da prova em Cambé-PR

Meu gabarito. Teve uma que acertei e coloquei outra no gabarito.


Desenhos feitos para Rebeka


Abril: muitos desenhos para Rebeka, da Hilda, do Twig, (assistam Hilda para conhecer o Twig e todos os personagens e enredo incrível desta animação). Comprei nova edição do livro "Giroflê, Giroflá", de Cecília Meireles, pois tenho uma edição de 1981. Continuo apaixonado pela edição de 1981. Toda última segunda-feira, a partir de abril foram destinadas ao Clube de Leitura de Professores, organização e curadoria da Aliny Perrota. O livro do primeiro encontro foi "Pedro, o Coelho", de Beatrix Potter.


   

 


Aliny Perrota abrindo o Clube de Leitura de Professores, de 2025

Maio: fiz o King, personagem de "A Casa Coruja", em técnica de papercraft para Rebeka. Ela amou! Paula, Benjamin e eu fomos na feira de Artes no Espaço Cultural MARL (Movimento de Artistas de Rua de Londrina). Compramos várias artes incríveis, prestigiamos o Gabriel Cândido, o ilustrador do livro do Lorenzo e co-autoria comigo, lançado pela EDUEL em 2021 e que, foi um dos 13 finalistas do Prêmio Jabuti, na categoria Ilustração e Diagramação - mérito do Gabriel. Ao lado dele, estava a Júlia, ex-aluna de Artes Visuais, da UEL, na disciplina de Libras que eu ministrei. Comprei o boton do King para Rebeka - a partir de então, todos os dias que ela foi na escola, estava com o boton. E mais, convenceu a família a fazer outros botons personalizados nos meses seguintes. Muitas produções de papéis para Rebeka. O segundo encontro do Clube de Leitura teve Cora Coralina, com o livro "Lembranças de Aninha". Dia 28 foi a cerimônia da "Passagem da Lâmpada", do curso Técnico de Enfermagem da Paula.

 


  

  

  

  


Junho: ao longo do ano, nas aulas de reforço, praticamente todos os dias teve poema. Nas imagens de junho tem o "Epigrama Nº 2", de Cecília Meireles. Tem uma produção autoral minha. Benjamin completou 11 anos.  Paula correu com estágios para conseguir entregar os documentos da convocação do concurso a tempo, certificado do auxiliar de enfermagem, inclusive com o registro e pagamento no COREN - Conselho Regional de Enfermagem. Li o primeiro livro do ator/autor Paulo Roberto Farias, de Porto Alegre-RS. Fomos numa sessão do Festival de Cinema Italiano, no Cine Vila Rica, depois fomos jantar num restaurante típico mexicano/colombiano. Dia 19 teve o Encontro do GEMA, grupo para pais e responsáveis por crianças e jovens com Altas Habilidades/Superdotação, administrado por Paula e Ana Carolina. Dia 21, Paula e eu acordamos antes do Sol para celebrar o Ano Novo Aymará, fomos até o Zerão para aguardar a chegada do Sol, tomamos café, mascamos folhas de coca. É o dia em que completamos 17 anos de casados. O livro do Clube de Leitura foi "Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis", da Jarid Arraes. Conheci uma camélia (flor).


  

  

 



Julho: Rebeka ganhou uma boneca da Hilda, única no mundo, feita pelas mãos talentosas de Paula. Eu contribui também fazendo o Twig com feltro, costurado todinho à mão. Festa julina na Escola. Saiu o resultado do concurso de Cambé e eu passei em 14º lugar. A leitura do segundo livro do Paulo Roberto Farias. Paula, Benjamin e eu viajamos para Marília-SP, para participar da festa de 15 anos da Ana Laura, filha da Grace e Valter. Inspirado pela personagem Daenerys Targaryen, descolori o cabelo para deixá-lo branco. Curti bastante a transformação feita pela Paula. Especialmente, ao ver o choque de muitas pessoas. Claro que vieram apelidos, como a Frozen, mas eu entrei na onda. O Clube de Leitura teve um livro impressionante: "A extraordinária jornada de Edward Tulane" (Kate DiCamillo). Um aluno do reforço comprou o livro "O menino do dedo verde" (Maurice Druon), pois, assim como Dona Jandira leu para a turma, capítulo por capítulo, quando eu estava na 5ª Série, eu li capítulo por capítulo o meu exemplar para eles, e o Gustavo pediu para a mãe comprar. Felicidade enorme! Paula completou 42 anos no dia 30.

 

 

 

 

 
  
 

 



Agosto: Benjamin participou de um super evento do Roller Dance, o último dia com festa inspirada nos anos 1970. Paula começou  trabalhar na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do centro, antigo Hospital Mater Dei. Exatamente segundo domingo de agosto, dia dos pais. O GEMA preparou alguns encontros para comemorar o Dia Internacional da Superdotação. Rebeka e eu, sem combinar fizemos o mesmo penteado nos longos cabelos. Teve o Clube de Leitura com Ligia Bojunga e seu livro que fala sobre sua vida de leitora e depois como iniciou a escrever livros. A mudança da Escola Municipal Professor Carlos Zewe Coimbra, depois de um ano e cinco meses no prédio da antiga Universidade Positivo, na Avenida Faria Lima, nº 400, retornando para o prédio novo construído, substituindo o antigo, cujas salas de aula eram de madeira.

 

 


Setembro: aconteceu a inauguração oficial - com prefeito, autoridades e convidados, como o filho do Professor Carlos Zewe Coimbra, dia 10. A difícil escolha de vagas na rede municipal de educação em Cambé. Consegui pegar a última vaga da manhã disponível num CMEI muito muito muito longe de tudo. Decidi utilizar os 30 dias para assumir a vaga, o que acabou me prejudicando na escolha de vaga para 2026. Porém, toda escolha trás suas consequências e a decisão foi para esticar o máximo possível minha convivência com Rebeka. Doloroso a quebra da rotina, para mim, que sou o adulto da relação, imagina para a recém adolescente autista... Outra mudança radical foi cortar meus longos cabelos, depois de quatro anos e alguns meses sem ver nenhuma tesoura. O encontro do Clube do Livro teve Marina Colasanti e seu "Doze reis e a moça do labirinto do vento".








Outubro: Teve a festa de aniversário da Ana Carolina, numa chácara em volta da piscina com samba ao vivo. Eu iniciei como professor da turma de Infantil 3, no CMEI Hugo Gonçalves em Cambé, no dia 17. Quando fui estagiário remunerado na Prefeitura de Marília-SP, no terceiro e quarto anos da faculdade de Pedagogia - nas EMEI's Sambalelê e Pingo de Gente, eu gostava muito mais da Educação Infantil que do Ensino Fundamental - estágio obrigatório realizado na EMEF Profa. Myrthes Pupo Negreiros. Como professor regente responsável por 16 criancinhas de 3 e 4 anos, depois 15 foi um tanto tenso, em relação à integridade física, não se machucarem no parquinho. Entretanto, muito mais desafiador foi um único aluno, com comportamento totalmente inadequado, de agressão aos colegas, aos professores, funcionários, aos companheiros de van, ao motorista da van... Enfim... Dois meses complexos, não só por esta situação psicológica e fisicamente cansativa, ainda os 30 minutos para sair dessa escola e chegar antes do meio-dia na outra escola em Londrina. Rodovia sempre cheia, caminhões, carros, motos, semáforos... Ganhei da minha querida amiga, Sueli Bortolin, a edição de 1977, de "ou isto ou aquilo", de Cecília Meireles. No Clube de Leitura foi a vez de Clarice Lispector, com o livro "Quase de verdade". Dia 31, Paula os meninos e eu assistimos ao espetáculo "Azira'ì. Emocionante! Forte! Potente! Na verdade, Paula assistiu ao espetáculo com Ana Carolina no dia anterior e disse que era preciso que fôssemos ver. Realmente, foi importante estar lá.











Novembro: o radiador do carro estava rachado e quase perdi o motor do carro. Dia 1º, sábado levei à oficina e o mecânico disse que conseguiria me entregar somente segunda-feira a tarde. Para não perder o dia de trabalho em Cambé, fui doar sangue. Os dias transcorreram naquela correria de 10 horas de trabalho, trinta minutos dirigindo entre uma escola e outra, deixando Lorenzo às 7h00 no 2º Colégio da Polícia Militar de Londrina, buscando Benjamin no Colégio de Aplicação da UEL, às 18h18. Segunda e quartas-feiras aulas de patins do Benjamin, levando e buscando Lorenzo na UniFil, nos dias de plantões da Paula, buscando ela às 19h00 e levando até o Colégio de Aplicação para a aula do período noturno. Dia 10 fui à psiquiatra para pedir remédio para suportar a vida. O Clube de Leitura, último do ano do livro "Giroflê, Giroflá", de Cecília Meireles, acabou acontecendo somente no dia 15 de dezembro. Teve o evento de "encerramento" do Roller Dance do Benjamin. Uma das imagens escolhidas aqui é das crianças olhando para um mini tiranossauro rex, que um deles levou. Como tudo é motivo de agitação para essa idade, dei atenção ao bichinho, conversamos e depois pedi para o aluno guardar na mochila para não perder.








Dezembro: torci tanto para chegar dezembro, especialmente o dia 19, último dia letivo do ano. Formatura dos 5ºs Anos da Escola Carlos Zewe na chácara, com muita emoção, por exemplo, o ônibus com 37 crianças chegar na chácara alugada com antecedência e a chácara estar praticamente abandonada - mato alto, piscina com água verde... o marido da dona chácara faleceu e ela perdeu o rumo. Esqueceu! A divina providência preparou outra chácara em questão de minutos e, deu tudo certo. Piscina, churrasco, diversão. A festa de encerramento da Escola aconteceu no dia 6 e a comemoração antecipada dos 15 anos do Lorenzo também aconteceu na tarde/noite do dia 6, no salão super quente do Sindicado dos Servidores Públicos de Londrina (SindServ). Teve Conselho de Classe em Cambé em pleno sábado de manhã (13), o Clube de Leitura na Adega do Porto, na segunda-feira 15, encerrando o ano com a escolha de livros escritos por mulheres (Beatrix Potter, Cora Coralina, Jarid Arraes, Kate DiCamillo, Lígia Bojunga, Marina Colasanti, Clarice Lipsector e Cecília Meireles. Dia 16, Fernanda Maria Correia Dias, neta de Cecília faleceu em Portugal, eu soube somente no dia 18, por meio da Viviane Tramontina, que atende o filho de uma amiga de Fernanda, via meet. Lorenzo completou 15 anos e concluiu com sucesso o primeiro ano como universitário. Pintou o cabelo de roxo e eu fui na onda para incentivar. Amei. Benjamin também fez mechas roxas. Dia 19 teve a formatura super emocionante da Paula, do curso Técnico de Enfermagem. No dia seguinte ela trabalhou das 7h00 às 19h00 e ainda fomos ver a Bruna Louise no Teatro Marista. Divertidíssimo! Viajamos para Marília-SP para comemorar o Natal com meus pais, irmãos, cunhados e sobrinhas, no dia 24 e retornamos no dia 26 (para o plantão da Paula). E finalmente, o dia 31 em que comecei escrever esta retrospectiva depois das 17h00, fui até 23h00 intercalando serviços necessários, indo até o mês de julho. Concluí agora, quase às 9h00 do dia 1º de janeiro, no qual Paula está trabalhando (das 7h00 às 19h00).














Resumo: "A vida só é possível reinventada" (Cecília Meireles).