O Quarto do Menino

"No meu quarto que eu lia, escrevia, desenhava, pintava, imaginava mil projetos, criava outros mil objetos... Por isso, recebi o apelido de 'Menino do Quarto', título que adotei como pseudônimo e hoje, compartilho neste 'Quarto Virtual do Menino', o que normalmente ainda é gerado em meu próprio quarto". Bem, esse início já é passado; o 'menino' se casou (set/2008); há agora dois quartos, o do casal e o da bagunça... Assim, diretamente do quarto da bagunça, entrem e fiquem a vontade! Sobre a imagem de fundo: A primeira é uma reprodução do quadro "O Quarto" de Vicent Van Gogh; a segunda, é uma releitura que encontrei no site http://www.computerarts.com.br/index.php?cat_id=369. Esta longe de ser o MEU quarto da bagunça, mas em 2007, há um post em que cito o quadro de Van Gogh. Como disse, nada mais propício!!!... Passaram-se mais alguns anos, e o quarto da bagunça, já não é mais da bagunça... é o Quarto do Lorenzo, nosso primogênito, que nasceu em dezembro de 2010!

segunda-feira, outubro 10, 2005

Hebreus 9:27 - Confiram lá o que está escrito!!!

“Eu não sou aquilo que os outros dizem quem eu sou; eu não sou aquilo que eu penso quem eu sou; eu sou aquilo que Deus diz quem eu sou”

Ainda assim, as pessoas teimam em expressar e fazer juízos de minha pessoa; ainda assim, eu mesmo teimo em muitas vezes acreditar no que dizem, ou ainda insisto em auto enganar-me, acreditando naquilo que penso ser eu. A mim me falta fé – ah, homem de pequena fé – para acreditar n’Aquele que tem a palavra final a respeito de meu ser: O Grande EU SOU, meu Criador!

A nível humano, a melhor biografia escrita para qualquer pessoa é o poema de Cecília Meireles, transcrito logo abaixo. Perfeito! Completo!

Coleciono alguns adjetivos – procedentes ou não, tais adjetivos foram expressos por algum motivo, situação ou circunstância, dos encontros e desencontros desta minha existência de duas décadas e quatro anos. “Sério”, “Inteligente”, “Chato”... entre outros e não tão legais.

Adotei o pseudônimo de “Menino do Quarto”, que me foi dado por um tio materno, pois toda vez que me via, estava eu dentro do meu quarto, lendo, escrevendo, desenhando, fazendo nada... Muita coisa mudou; mudança relacionada ao versículo expresso em II Coríntios 5:17, também já comentado abaixo: JESUS CRISTO mudou meu viver!!!

Porque escrevo tudo isso? Não há um motivo claro; talvez por necessidade, alívio. Mas, provavelmente para registrar para amigos mais chegados que irmãos, que sou tão imperfeito quanto qualquer outro ser humano. Que mesmo o mundo sendo tão difícil, podemos amenizar a luta diária se concentrarmos nossa atenção e esforços no que realmente importa! Há algum tempo aprendi um conselho: numa roda de conversas, não fale de pessoas, procure falar de fatos, assim correrá menos risco de fazer fofocas, juízos e de ser alvo dos mesmos.

Quererei ser lembrado por minhas atitudes sim. Mas aquelas que expressam as atitudes que Cristo teria! O resumo da importância da minha existência, tentei exprimir neste seguinte poema:

Perdoe-me se eu morrer

Perdoe-me se eu morrer ao amanhecer,
Assim tão sereno ir ao encontro de Jesus.
Partir sem adeus, sem nada dizer;
Naquele dia minha vida será paz e luz.

Perdoe-me se eu morrer ao entardecer,
Ir ao encontro tão sublime como escreveu Cecília
[1],
Mas não disse ela que para a face de Deus ver,
Cristo é o único caminho para tremenda alegria.

Perdoe-me se eu morrer ao anoitecer
E levar comigo toda a palavra e sentimento
Que a você não pude, por isto ou aquilo, fazê-lo saber.
Pois saiba o essencial: aceite a Cristo, o Autor de tão grande salvamento.

Perdoe-me se eu, simplesmente, morrer;
Esta hora não sabida que não se pode escolher.
Afinal, com todos nós esta partida irá acontecer.
De exemplo siga apenas um: Jesus, Aquele que pode te acolher!


Marília, 23 de dezembro de 2003.

As duas frases destacadas no poema significam: de tudo que fiz, escrevi, falei, vivi... não precisam lembrar de tudo, fazer referências a isto ou aquilo, apenas que Cristo morreu para salvar todos aqueles que a Ele se entregar, e é isso de maior e mais importante que tenho a dizer!!! O pedido de perdão é porque, às vezes, quase sempre, as pessoas depositam expectativas e esperanças (reais ou ideais, mas ainda assim o fazem) e quando não correspondemos às mesmas, as pessoas de frustram, se magoam, se ressentem... Perdoem, se não fui claro o suficiente a respeito do significado e propósito da vida, afinal, sou apenas criatura, tentando entender e viver tais propósitos.

[1] Referência ao poema de Cecília Meireles: “Falai de Deus com a clareza”, especialmente às últimas quatro estrofes: “Falai de Deus de tal modo/ que por ele o mundo todo/ tenha amor/ à vida e à morte, e, de vê-Lo,/ O escolha como modelo/ superior./ com voz, pensamentos e atos/ representai tão exatos/ os reinos seus/ que todos vão livremente/ para esse encontro excelente./ Falai de Deus”. In.: Melhores Poemas, seleção de Maria Fernanda. 8 ed. São Paulo: Global, 1996. p. 175-6.

Nenhum comentário: